
Neste sábado (5), o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), também conhecido como Mamãe Falei, informou a retirada de sua pré-candidatura ao governo de São Paulo. A decisão foi tomada após o vazamento de um áudio onde o parlamentar fala que as mulheres refugiadas da Ucrânia “são fáceis porque são pobres”.
O áudio foi enviado inicialmente para um grupo privado, mas viralizou neste final de semana. Em seu Instagram, Arthur pediu desculpas pelas declarações e anunciou a retirada de sua pré-candidatura.
“Os áudios que vazaram de uma conversa com amigos são lamentáveis. Não são corretos com as mulheres brasileiras, ucranianas e com todas as pessoas que depositam confiança em meu trabalho e, por isso, peço desculpas. Não tenho compromisso com o erro. Por isso, entrei em contato com o presidente do Podemos, Renata Abreu, para retirar minha pré-candidatura ao governo de São Paulo“, escreveu Do Val. “Faço isso por entender que nesse momento delicado da política nacional é necessário preservar o árduo trabalho de todos aqueles que se dedicam na construção de uma terceira via. O projeto não merece que minhas lamentáveis falas sejam utilizadas para atacá-lo”, finalizou.
Ainda neste sábado, Mamãe Falei desembarcou no Brasil voltando da Ucrânia, e se desculpou pelas falas para a imprensa que o abordou no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. “Foi errado o que falei, não é isso que eu penso. O que falei foi um erro num momento de empolgação”, disse.
Em nota, o presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de S. Paulo), Carlão Pignatari, chamou o conteúdo do áudio de “repugnante e inaceitável”. Arthur do Val é deputado estadual de São Paulo desde 2019. Sua companheira de chapa é Adelaide Oliveira (Patriota).
[tdj-leia-tambem]