
A menina Mikauany Barbosa Neves, de 12 anos, vive com a família na cidade de Pedro II, no norte do Piauí. No final do mês, a garota começou a chorar lágrimas que se parecem com sangue. Após consultas com dois médicos, eles não souberam identificar a causa do problema e a família segue em busca do diagnóstico.
A mãe de Mikauany, Luciana Barbosa, conta que a menina acordou em um domingo com muita dor de cabeça e após medicar a filha, fez a recomendação de que ela fosse descansar. Porém, logo em seguida, ela mostrou que estava saindo sangue dos olhos. “A dor passou para a fonte [referência à região das têmporas]. Levei ao médico e ele disse que poderia ser uma feridinha. Mas depois continuou”, explica a mãe.
Com a continuidade do problema, a mãe e a filha foram em outro médico, dessa vez em Teresina. Após tomografia e bateria de exames de sangue, não foram apresentadas novidades. “O médico disse que a gente teria que procurar um neurologista. Estamos nessa luta, desesperados para descobrir o que é isso”, conta Luciana.
A mãe relatou ainda que Mikauany não sente mais dores de cabeça, mas está com um ardor na região dos olhos causados pelas lágrimas.
O portal UOL consultou a oftalmologista Catarina Ventura para identificar o que poderia causar essas lágrimas. Segundo ela, esse tipo de situação pode ocorrer em caso de infecção ou trauma nos olhos.”Sangramento associado às lágrimas pode ocorrer no contexto de infecção, inflamação ou trauma no olho ou nas estruturas circundantes, tumores vasculares do olho etc.”, explicou.
A profissional aconselhou a família a procurar um especialista em vias lacrimais, que é uma área específica da oftalmologia. “Provavelmente, terá que fazer exame de imagem das vias lacrimais (dacriocistografia). Tomografia dos seios da face e exames de coagulação”, concluiu Catarina.