
Maior produtor de café do mundo, o brasileiro já pode se orgulhar de também ser dono do título de melhor café do planeta, já que saiu daqui o grande vencedor do Cup of Excellence, principal concurso internacional sobre a qualidade dos cafés.
O grande vencedor foi Sebastião Afonso da Silva, que possui uma fazenda no município de Cristina, sul de Minas Gerais, bem no meio da Serra da Mantiqueira.
Nos últimos anos, a moda do café gourmet veio para ficar. Porém, com tanta produção acontecendo, o diferencial de Sebastião está na colheita feita à mão, técnica chamada de derriça, além, é claro, do clima favorável ao cultivo do grão, graças à região montanhosa onde sua fazenda está alocada.
Por conta das montanhas, o pequeno produtor pode fazer a colheita tardia, mantendo os grãos maduros por mais tempo nos galhos. Isto pode parecer apenas mais um detalhe, mas é o que faz ele ter um melhor aproveitamento de sua colheita e seu café ser considerado assim tão especial.
Os principais atributos de seu produto são a acidez, a doçura e o corpo, tanto que apenas uma saca de 60 quilos desse café chegou a ser vendida a R$ 9,8 mil para a Starbucks norte americana, a maior rede de cafeterias do mundo.
Com informações da Hypeness.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		