
O Plano de Mobilidade Urbana de Jundiaí (PMJ) é um marco significativo nas iniciativas da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT). Implantado em 2022, o plano tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana da cidade, promovendo ações que atendem diretamente às necessidades da população.
Sua criação envolveu um processo participativo, ouvindo os moradores, e estabeleceu diretrizes para projetos, programas e ações que priorizam a acessibilidade e a integração de diferentes modos de transporte.
De acordo com o prefeito Luiz Fernando Machado, a mobilidade urbana é um dos pilares essenciais para grandes cidades ao redor do mundo. “Desde o início da nossa gestão, temos investido em conforto, segurança e rapidez, trazendo soluções modernas para a população”, enfatizou.
O diretor de Engenharia de Mobilidade, Leandro Pinheiro, destacou que o plano é essencial para enfrentar desafios como o trânsito, com ações que incluem a expansão da infraestrutura cicloviária.
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Investimentos em segurança e infraestrutura viária
Desde 2017, aproximadamente R$ 70 milhões foram aplicados em melhorias na sinalização vertical e horizontal, modernização do sistema semafórico e instalação de câmeras para monitoramento de ocorrências. Além disso, a requalificação de vias na região central e intervenções estratégicas, como o programa “De olho na faixa”, reforçaram a segurança em locais próximos a escolas.

A renovação da frota municipal também é um destaque, com a aquisição de 28 veículos para manutenção viária e a entrega de 168 novos ônibus entre 2017 e 2024, reduzindo a idade média da frota em 3,3 anos. Esses investimentos, somando mais de R$ 70 milhões, beneficiam cerca de 90 mil passageiros diários, com 97 linhas municipais do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU), além da inclusão de 265 ônibus acessíveis e a criação de 16 novas linhas.
Expansão da infraestrutura cicloviária através do Plano de Mobilidade Urbana
Até 2022, Jundiaí contava com 9 km de infraestrutura cicloviária. Nos anos seguintes, entre 2023 e 2024, foram adicionados mais 10,72 km, totalizando 19,72 km. A meta do Plano de Mobilidade Urbana é alcançar 167 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.
Um exemplo dessa evolução é a ciclovia da Avenida Antonio Pincinato, o maior trajeto da cidade, com 4,1 km, conectando os bairros Recanto Quarto Centenário e Eloy Chaves.
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