
O feriado escolar de Dia dos Professores é celebrado nesta terça-feira, 15 de outubro, destacando a importância dos profissionais da educação que ensinam e auxiliam na formação de diversas pessoas e profissionais.
A data comemorativa não é feriado e nem ponto facultativo, mas sim um feriado escolar conforme o Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963. No município de Jundiaí, 14 e 15 de outubro as escolas não terão aulas.
15 de outubro é feriado escolar e o que isso significa?
Um feriado escolar é uma data em que as instituições de ensino suspendem suas atividades, permitindo que estudantes e professores tenham uma pausa nas rotinas acadêmicas, assim como o 15 de outubro. Esses feriados podem ser determinados por motivos nacionais ou por eventos específicos da instituição.
O período é uma oportunidade para descanso, lazer e atividades familiares dos profissionais e estudantes.
[tdj-leia-tambem]
Jornada de trabalho em feriado escolar
A jornada do professor pode variar conforme a rede de ensino, na privada são 44 horas semanais e, na pública, a jornada é de 40 horas conforme a Lei do Piso.
A Secretaria de Educação de São Paulo (Seduc-SP) considera o dia letivo normal por não se tratar de ponto facultativo, mas destaca que escolas públicas e privadas podem interromper as aulas como neste 15 de outubro, mas com aviso prévio aos pais ou responsáveis.