Grãos de café torrado ao lado de café moído em close-up.
Foto: Aflo Images/Canva

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta terça-feira (23), a apreensão e proibição de todos os lotes do Café Torrado e Moído Extraforte e Tradicional da marca Câmara. A decisão atinge fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso do produto em todo o território nacional.

Segundo a Anvisa, a medida foi tomada após laudo do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ) identificar fragmentos semelhantes a vidro no lote nº 160229. Além disso, a Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Rio de Janeiro constatou que as empresas citadas na embalagem não estão registradas ou são inexistentes.
“Todas as unidades e lotes do café estão proibidos”, reforçou a agência em comunicado.

Suplementos da Axis Nutrition também foram suspensos

Na mesma resolução, a Anvisa determinou o recolhimento de todos os produtos da Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., incluindo suplementos alimentares. A decisão ocorreu após inspeção sanitária entre os dias 15 e 17 de setembro, que apontou falhas graves nas boas práticas de fabricação. Entre as irregularidades encontradas estão:

  • ausência de responsável técnico habilitado;
  • falhas no controle de qualidade da água potável;
  • falta de registros das operações e rastreabilidade de matérias-primas;
  • programa de controle de alergênicos incompleto;
  • ausência de estudos de estabilidade nos produtos acabados.

Com isso, toda a linha da Axis Nutrition está proibida de ser fabricada, comercializada e distribuída.

[tdj-leia-tambem]

Proibição do Whey Isomix Definition

A Anvisa também determinou a apreensão de todos os lotes do suplemento Whey Isomix Definition, da marca Proteus. O produto aparece como fabricado pela Nutrimix A. Suplementos SLU, mas, segundo a Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda. — verdadeira responsável pela marca —, a produção foi encerrada no início de 2024 e não há relação com a empresa citada nas embalagens encontradas no mercado.

Diante da irregularidade, o produto não pode ser comercializado, importado, fabricado, divulgado ou utilizado.

Risco à saúde e canais de denúncia

A Anvisa reforçou que produtos sem registro e com irregularidades não oferecem garantia de qualidade e podem representar sérios riscos à saúde. “Por isso, a Anvisa não recomenda a sua utilização”, alertou a agência.

Casos de suspeita podem ser denunciados por meio da Ouvidoria ou da Central de Atendimento, no telefone 0800 642 9782.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4