
Na última quinta-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez, mais uma vez, uma nova declaração racista em conversa com apoiadores, no Palácio da Alvorada. O trecho foi transmitido por um canal que é simpatizante ao governo.
Ao chegar perto do presidente, um apoiador negro disse que quase foi levantado por uma multidão em um evento recentemente em que Bolsonaro esteve presente. O homem em questão é o presidente da Câmara Municipal de Holambra, em São Paulo, Mauro Sérgio de Oliveira, mais conhecido como Serjão.
Bolsonaro, respondeu aos risos: “Conseguiram te levantar, pô? Tu pesa o quê, mais de sete arrobas, né?”.
[tdj-leia-tambem]
“Sabia que eu já fui processado por isso?”, disse o presidente na sequência, a que se referia a uma sentença judicial de 2017. Ainda naquele ano, Bolsonaro comentou que esteve em uma comunidade quilombola e “o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas”. Arroba é uma unidade de medida muito usada na pesagem de bovinos e suínos.
Ainda em 2017, o caso foi denunciado pela própria Procuradoria-Geral da República (PGR). Em 2018, no entanto, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou a denúncia por 3 votos a 2. O colegiado argumentou que Bolsonaro, então deputado federal, tinha imunidade parlamentar.