
Depois de um vídeo em que uma mulher reclama de banheiros unissex de uma unidade do McDonald’s, que fica em Bauru, no interior de São Paulo, dizendo entre outras coisas que são “um absurdo” e “uma imundice”. A rede de fast food tirou da porta do estabelecimento a placa onde se via o desenho de três bonecos, mostrando que ali era bem-vindo pessoas de todos os gêneros.
As imagens e vídeos viralizaram no último dia 12, e o episódio provocou pelo menos duas proposições de leis na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e também mais duas na Câmara Federal proibindo esse tipo de banheiro.
Ao ver as imagens, a prefeita de Bauru, que é bolsonarista, Suéllen Rosim (Patriota), se pronunciou em suas redes sociais afirmando que as exigências do Código Sanitário de Bauru não estavam sendo cumpridas e que “providências foram tomadas”.
“Em relação a um vídeo que circula na internet sobre os banheiros de uma rede de lanchonete em Bauru, a Vigilância Sanitária esteve no local e as exigências do Código Sanitário do município não estão sendo cumpridas, portanto as providências foram tomadas”, escreveu Suéllen.
[tdj-leia-tambem]
A Vigilância Sanitária esteve na unidade do McDonald’s da avenida Nações Unidas e, ao constatar que os banheiros eram multigênero, autuou o restaurante por não cumprir as exigências do artigo 96 do Código Sanitário.
A assessoria de comunicação do McDonald’s, por meio de nota, informou ter “o compromisso com a promoção de um ambiente inclusivo e de respeito em seus restaurantes e adotou cabines individuais e de uso independente para que todas as pessoas se sintam bem-vindas e possam utilizá-las com conforto e privacidade”.
“A companhia reforça que está em contato com as autoridades locais para manter suas unidades de acordo com as orientações determinadas por elas”, diz o comunicado.
Fonte: Uol.