Cristian, de 14 anos, morreu em casa após receber alta do hospital
Foto: Arquivo Pessoal

Nesta quarta-feira (11), foi registrado o caso do jovem Cristian Rodrigues de Oliveira, de 14 anos, que morreu em casa após ser atendido e receber alta da unidade da UPA Tancredo, em Cascavel, no Paraná.

De acordo com a UPA, Cristian deu entrada no hospital às 2h50 desta quarta-feira, apresentando febre, dor de cabeça e vômito. Foi atendido, passou por exames, medicado e depois ficou em observação. Já de manhã, o jovem foi reavaliado pelo médico e teria apresentado melhora, por isso, foi liberado para ir para casa.

Após voltar para casa, Lourdes Rodrigues de Oliveira, mãe de Cristian, encontrou o filho morto no quarto.

Lourdes diz que o filho ainda passava mal quando recebeu alta da UPA. “Se o médico não tivesse mandado ele embora, ele estaria vivo. Uma criança com febre e vomitando, e um médico liberar para ir embora? Isso não é certo. Eu espero que façam justiça”, relatou.

Cristian já tinha sido internado anteriormente, e também liberado no dia 5 de novembro, em um hospital particular. O jovem havia sido internado para tratar de uma inflamação no rim causada por uma infecção bacteriana.

Afastamento

O Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu) informou que o médico que atendeu Cristian foi afastado preventivamente da unidade de atendimento. O pedido de afastamento foi feito pela Secretaria de Saúde de Cascavel.
Enquanto isso, o caso será investigado e a comissão interna irá apurar se houve algum erro no atendimento do médico ao jovem.
Segundo a prefeitura da cidade, os recursos necessários para a manutenção das escalas dos profissionais e de medicamentos sempre foram disponibilizadas pelo município. O corpo do jovem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Cascavel.
“Ele ajudava todo mundo. Agora a gente perdeu ele e ninguém acredita que ele se foi”, lamentou a mãe.

[tdj-leia-tambem]

Com informações do G1.