
Após gerar repercussão negativa, uma decoração natalina que havia sido instalada em praça na região central de Taubaté, foi retirada em cerca de 24 horas. A obra, segundo a artista Margarida Fournier, tinha o objetivo de trazer uma reflexão à população.
A decoração trazia o Papai Noel negro, pendurando suas vestes azuis em um varal estendido junto a uma casa. A arte foi feita com materiais recicláveis e instalada no local durante o sábado (8). No domingo (9) a obra foi retirada do local após ser alvo de críticas nas redes sociais.
Em uma página de humor sobre a cidade, a publicação teve mais de 1,8 mil interações. “Gente essa é a decoração de Natal de Taubaté? É isso mesmo? Ou é brincadeira da administração?”, diz postagem da página ‘De Olho Taubaté’.
A autora da decoração justificou a intenção da obra e disse que o homem representava um pai de família que, se fosse preciso, cataria reciclagem para sobreviver e levar aos filhos e netos o seu sustento.
“Numa época como esta, em que todos falam sobre o nascimento de Cristo e pregam o amor, ele tira suas vestes azuis do guarda-roupa (porque ele não é garoto propaganda da Coca-Cola), ele usa as cores que quiser. Seguindo a maioria, ele resgata a economia que juntou para fazer o Natal dos Sonhos para algum ente querido. Ou será que deveria ter nascido branco e sentar se em um trono de ouro para assim ser respeitado?”, questionou a artista.
“A nossa homenagem era realmente para os Papais Noéis de pouquíssimas ou nenhuma condição. Pais de família, sabemos como tem sido difícil pra todos nós. Peço que nos perdoem, mas retiramos nossa homenagem da praça pois confundiram nossa humilde condição com um bêbado ou morador de rua”, continuou ela na publicação.
Com informações do jornal regional O Vale.