
Desde novembro, a Bahia vem enfrentando fortes chuvas, que trouxeram diversas consequências para o Estado. Neste final de semana, as chuvas causaram o rompimento de duas barragens e a morte de um dono de balsa, que se afogou.
Com esse, o número de mortes na Bahia por causa da chuva sobe para 18 desde o mês passado. Além disso, de acordo com o governador do Estado, 37 cidades da Bahia estão submersas por causa dos alagamentos.
“Acabei de receber novo levantamento e temos, neste momento, 37 cidades fortemente atingidas pelas chuvas. Visitei Itabuna e Itajuípe e as imagens são muito fortes. Na história recente da Bahia, não lembro de tragédia tão grande”, disse Rui Costa.

Por causa dos rompimentos de barragens em Vitória da Conquista neste sábado (25) e na Chapada Diamantina, na manhã deste domingo (26), as prefeituras orientaram os moradores para saírem de suas casas.
“Tivemos o novembro mais chuvoso dos últimos dez anos e dezembro vai superar todas as expectativas”, diz Sósthenes Macedo, coordenador da Defesa Civil de Salvador.
Pelo menos 66 cidades estão em estado de emergência, quase 4 mil pessoas estão desabrigadas e cerca de 11 mil desalojadas. De acordo com o governador da Bahia, o governo federal e os estados Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Paraíba informaram que enviarão apoio aos moradores.
[tdj-leia-tambem]