
Nesta semana, o Google foi inundado com um aumento de 700% e 740% nas pesquisas sobre o termo “cringe“. No Twittter e no TikTok, jovens da Geração Z e Millennials discutiam sobre o que é considerado “mico” hoje em dia. Mas, antes de entrarmos nessa história, precisamos entender o que significam esses termos.
Os Millennials, também conhecidos como Geração Y, são os “jovens adultos” de hoje, pessoas que nasceram entre 1981 e 1994(ou seja, jovens que estão mais perto dos 30 do que dos 20 anos de idade).
Já a Geração Z são os mais novos, que nasceram até 2010. Essa parte da sociedade que praticamente já nasceu com um celular na mão e não usou aquelas enciclopédias enormes para fazer trabalhos da escola. Entre essas duas gerações, o pessoal que nasceu entre 1995 e 2000 segue meio a meio, não se identifica totalmente com a vivência dos Millennials, mas não compreende direito os costumes da GenZ (para esclarecer, estou neste limbo, nascida em 1998).
Nesta semana, a influencer Carol Rocha publicou no Twitter uma pergunta que mexeu com as estruturas da internet:
“Cringe” é um termo em inglês, que representa aquele sentimento de vergonha alheia, ou usado para dizer quando algo é ultrapassado ou, como descreveu Carol, mico. As respostas a esse tweet surpreendeu todo mundo que toma café da manhã.
Calça Skinny e falar de Boletos
É isso mesmo, para os jovens da GenZ, muitas coisas que são extremamente comuns no nosso dia a dia são cringe. Alguns dos tópicos mais – inacreditavelmente – citados foram:
- Usar emojis (aqueles amarelinhos, com expressões) de propósito – aparentemente, os jovens só usam estes de forma irônica;
- Ser fã da Disney, Friends, ede Harry Potter;
- Falar incansavelmente de café e sobre boletos;
- Repartir o cabelo de lado e usar calças skinny (aquelas jeans mais apertadas);
- Chamar cerveja de “breja” ou “litrão”;
- Usar a gramática perfeita e começar frases com letra maiúscula na internet;
- Rir na internet com “rsrsrs”
- A lista é grande, viu?
Tem direito de resposta?
Depois de milhares de comentários, tweets e vídeos, jovens Millennials decidiram contestar com uma simples conclusão
A defesa dos Millennials é clara, jovens da Geração Z não tem responsabilidades como acordar cedo, logo, não tomam café da manhã; Ainda moram com os pais, então não precisam pagar boletos; Vivem em um mundo completamente novo e que se renova todos os dias com a internet, então novos estilos e entretenimento são totalmente diferentes de anos atrás.
De acordo com estudos demográficos sobre as diferentes gerações, é considerado o período de 15 anos como o ciclo do surgimento de uma nova geração, novos grupos e novos rótulos.
Os Millennials são considerados a “geração-terapia”, presenciaram a ascensão do mundo digital e são sobrecarregados de trabalho. Enquanto isso, a Geração Z é composta por autodidatas, pessoas com identidades fluidas e muitos nativos digitais.
O mundo dá voltas
Muitas pessoas têm reparado ainda que estilos de vestuário e música estão voltando com tudo dos anos 70′, 80′ e 90, até mesmo do início dos anos 2000. Por isso, uma das explicações por essa “guerra” contra os Millennials é que a GenZ quer encontrar referências de estilo único para se expressar.
Dessa forma, é inevitável julgar e querer ser diferente dos que vieram antes deles. E esse desejo de mudança é normal, e acontece em todas as gerações (muitas vezes, é considerado ato de rebeldia, mas você já sabe).
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