
Dois bebês, um de dois e um de quatro meses de idade, foram internados em Sorocaba após terem recebido doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 no lugar da vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra uma bactéria responsável por infecções no nariz, meninge e garganta.
As duas crianças tiveram reação forte e foram levadas ao Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), onde estão internadas desde a noite de quinta-feira (2). Elas apresentaram febre alta, vomito e não conseguiam tomar leite.
[tdj-leia-tambem]
Conforme apurado pela TV TEM, três crianças foram levadas para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Nova Sorocaba na quarta-feira (1) de manhã para atualizarem a carteirinha de vacinação. No entanto, duas delas receberam a vacina da Pfizer por engano. A prefeitura não soube informar quais das três tomaram o imunizante errado e não existe um exame clínico para identificá-las.
Após a internação, as duas crianças não tiveram mais sintomas. Elas não precisaram de remédio, mas receberam soro e, na manhã desta sexta-feira (3), conseguiram tomar leite normalmente. Os bebês passarão por um teste de sorologia e, em seguida, receberão a dose correta da pentavalente.