Jair Bolsonaro internado.
Foto: Reprodução/ X

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo submetido a uma cirurgia abdominal neste domingo (13), no Hospital DF Star, em Brasília (DF). A intervenção, segundo nota do hospital, ocorre após exames indicarem persistência de um quadro de subobstrução intestinal, mesmo após medidas iniciais de tratamento clínico.

[tdj-leia-tambem]

A decisão pelo procedimento cirúrgico foi tomada em comum acordo pelas equipes médicas que acompanham o ex-presidente. Ele está passando por uma laparotomia exploradora, procedimento utilizado para liberar aderências intestinais e realizar a reconstrução da parede abdominal.

Bolsonaro confirmou a cirurgia em mensagem enviada a parlamentares aliados:
“Domingo, logo mais, às 8h me submeto a mais uma cirurgia, ainda decorrente da facada de 06/set/2018. Ao meu lado, o bispo JB Carvalho e bons médicos e enfermeiros. Se Deus quiser, tudo ocorrerá bem”, escreveu.

O ex-presidente foi internado inicialmente na sexta-feira (11), após passar mal durante uma agenda política no Rio Grande do Norte. Atendido em um hospital em Santa Cruz, no interior do estado, ele foi transferido de helicóptero para Natal, onde exames detectaram obstrução intestinal.

A decisão de seguir para Brasília foi tomada por Bolsonaro e seus familiares. O transporte foi realizado com o apoio de uma UTI aérea.

Nota oficial do Hospital DF Star divulgada pela CNN Brasil:

“Brasília, 13 de abril de 2025 – O ex-Presidente Jair Bolsonaro foi transferido na noite de ontem para o Hospital DF Star. Após reavaliação clínico-cirúrgica, foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas.

As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”.

A nota é assinada por Dr. Cláudio Birolini – Médico chefe da equipe cirúrgica, Dr. Leandro Echenique – Médico cardiologista, Dr. Ricardo Camarinha – Médico cardiologista, Dr. Guilherme Meyer – Diretor médico do Hospital DF Star e Dr. Allisson Barcelos Borges – Diretor geral do Hospital DF Star.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4