
No último domingo (23), o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (SC) atenderam uma ocorrência incomum: o resgate de um boneco chamado Nico.
Nico é o melhor amigo de Sérgio da Silva, de 49 anos, que tem deficiência intelectual. Ele havia deixado o boneco cair do terceiro andar do prédio onde ele mora enquanto “tomava um banho de sol”.
Por volta das 22h, os bombeiros José Custódio Farias, Pedro Fleith, Heveraldo Barbosa dos Santos e Valdecir Preusser, que estavam de plantão, foram até o Centro de Joinville resgatar o Nico.
O boneco foi um presente da família para Sérgio depois que ele ficou encantado com a boneca da sobrinha de 8 anos.
Eles são inesperáveis, como pai e filho, assim como eram Sérgio e seu pai até dois anos atrás, quando ele faleceu. “Ele fica com o Nico o tempo todo, menos quando vai para as aulas na Apae. Daí, ele avisa para o boneco ficar bonzinho e tirar um cochilo”, conta a irmã, Solange da Silva.
A família conta que recorreu ao Corpo de Bombeiros após constatar que seria impossível subir no telhado da garagem do prédio sem equipamento apropriado.
Nico caiu no telhado no sábado (22) e a irmã de Sérgio fez de tudo para tentar distraí-lo, mas sem sucesso ela decidiu recorrer à corporação no dia seguinte.
“Ele ficava indo para a sacada e olhava o boneco lá embaixo, ficava chorando e conversando com ele. Não sabíamos mais o que fazer”, explica a irmã.
Ao chegar no local, os bombeiros notaram que o local era de difícil acesso e pouco resistente. Então, eles decidiram laçar o boneco com uma corda até ser içado.
Durante o resgate, a família levou Sérgio para passear como tentativa de distração. Ao chegar em casa e ver Nico na cama, o rapaz chorou muito, emocionando os bombeiros, que ainda estavam na residência.
Na última terça-feira (25), os bombeiros voltaram a visitá-lo e Sérgio garantiu que Nico ficará “bem longe das sacadas”.
A história foi compartilhada pelo página oficial do grupamento e já foi compartilhada mais de 4,8 mil vezes.