
Em um projeto com um pouco mais de um ano, uma moradora de Joinville, em Santa Catarina, recupera bonecas e brinquedos jogados no lixo para doar para crianças carentes em instituições e hospitais infantis da cidade.
A aposentada Marta Visinheski afirma que já restaurou mais de 140 bonecas. “Depois que eu comecei a fazer elas [as bonecas], e vi que começaram a ficar bonitas eu fui me entretendo. Hoje o que eu mais gosto de fazer é isso. Eu pego elas estragadas e vou dando vida para elas. Elas se tornam uma boneca novamente.”
Segundo ela, a ideia surgiu após ver na televisão voluntária realizando o mesmo tipo de trabalho na cidade onde morava. Marta relembra que não sabia nem costurar, mas contou com a ajuda de amigas para colocar o projeto em andamento.
[tdj-leia-tambem]
Muitas bonecas chegam sujas, riscadas e estragadas. Após a restauração cada uma recebe um roupinha e estilo próprio. “Ali [na restauração] tem muito amor, muito trabalho envolvido. É muito mais que uma boneca”, conta.
Marta afirma que ao chegar com a doações nas instituições as bonecas fazem sucesso. Ao ver seu trabalho reconhecido por adultos e crianças, a aposentada incentiva outras pessoas a contribuírem com a sociedade. “Eu gostaria que as pessoas se envolvessem mais em uma causa social. Hoje tem muito tempo de ajuda que a gente pode fazer”, conclui.