Litoral norte atingido por fortes chuvas
Foto: Divulgação/Defesa Civil de São Sebastião

As buscas por sobreviventes seguem nesta segunda-feira (20) após o intenso temporal que atingiu o Litoral Norte de São Paulo no último fim de semana. O desastre já resultou em 36 mortes e deixou 560 pessoas desabrigadas ou desalojadas.

São Sebastião foi uma das cidades mais afetadas pelas chuvas, com 35 mortos, sendo quatro crianças. Onze vítimas já foram encaminhadas para o Instituto Médico Legal (IML) e o processo de identificação está programado para ocorrer nesta segunda-feira, juntamente com o transporte dos demais corpos.

Além das mortes, 40 pessoas ainda estão desaparecidas, sendo 36 na Barra do Sahy e outras quatro em Juqueí. Na costa sul de São Sebastião, a situação é crítica e os moradores estão ilhados, aguardando doações e assistência médica.

As tempestades causaram inundações, deslizamentos de terra e a interdição de trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios, que foi totalmente liberada por volta das 21h30.

De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuva entre sábado e domingo superou o esperado para todo o mês de fevereiro em três das quatro cidades do Litoral Norte – São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba -, região fortemente castigada pelas tempestades. Em São Sebastião, a cidade mais afetada, o volume de chuva foi de 627 milímetros, o dobro do esperado para o mês inteiro.

O governador Tarcísio de Freitas e o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, foram a São Sebastião no domingo para coordenar os esforços de ajuda aos desabrigados e desalojados. Um comitê de gerenciamento de ações foi estabelecido para essa finalidade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que deve visitar o litoral de São Paulo nesta segunda (20) e que o governo federal está à disposição para ajudar nas áreas atingidas.

Foi decretado estado de calamidade pública em São Sebastião. Caraguatatuba e Ubatuba estão em estado de atenção, assim como a Região Sul de Ilhabela.

Como ajudar

O Fundo Social de Caraguatatuba está arrecandando materiais de limpeza, higiene e água potável, além de roupas masculinas, femininas, infantis e de cama e banho.

Os itens mais necessários são sacos de lixo de 60 litros, detergente, álcool 70%, desinfetante, cloro, sabão em pó, esponja, vassoura, rodo, pano de chão e balde de 10 litros. Já entre os itens de higiene, pasta e escova de dentes, além de sabonete, são as maiores prioridades.

As doações podem ser entregues no Centro Esportivo Municipal (CEMUG), localizado na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia.

Já o Fundo Social de São Sebastião está arrecadando roupas, calçados, alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e infantis, água potável, roupas de cama e banho, produtos de higiene pessoal e limpeza, eletrodomésticos, camas, colchões e outros itens para ajudar as famílias afetadas pelas chuvas.

Voluntários estão trabalhando em uma força-tarefa para triagem dos itens recebidos. As doações podem ser feitas na sede do Fundo Social da Prefeitura de São Sebastião, localizado na Rua Capitão Luiz Soares, 33, Centro, e nas regionais municipais da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP).

O Instituto Verdescola, que está abrigando vítimas das chuvas, também está arrecadando doações urgentes de escovas de dentes, pastas de dentes, sabonetes, água e cobertores. Os endereços são: avenida Marginal, 44, Barra do Sahy; avenida Deble Luísa Derani, 960, Praia da Baleia; e avenida Adelino Tavares, 170, Barra do Sahy.