
De acordo com meteorologistas, o calor deve marcar presença no Brasil pelo menos até o fim de semana. Após dias seguidos de recordes de temperaturas altas em vários locais do Brasil, um tempo mais ameno e até chuva passaram pelas regiões Sul e Sudeste do país. Porém, a queda não foi suficiente e para derrubar de vez o clima quente do país.
Uma massa intensa de ar seco deve chegar em grande parte do país e deixar o clima ainda mais quente. Especialistas indicam que esse comportamento é comum para o período de transição entre inverno e primavera. Assim, a situação das temperaturas só deve mudar próximo ao dia 12 de outubro.
A previsão é que em cerca de uma semana, as temperaturas caiam no país, deixando os dias chuvosos e com aumento de nebulosidade, sobretudo nas regiões Centro-Oeste, no Acre e em Rondônia e no sul do Amazonas.
São Paulo
Para o nosso estado, essa é a previsão para o final da semana:
- Até quinta-feira (8), o tempo continua seco e com calor intenso. Em alguns pontos isolados podem ocorrer pancadas de chuva;
- Entre quinta-feira e sexta-feira, a região sul e o litoral do estado terão um aumento de nebulosidade e as temperaturas caem um pouco;
- Para sexta-feira e sábado, é esperado chuva em todas as regiões de São Paulo.
De acordo com o meteorologista, Bruno Bainy, da Cepagri – Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp – uma massa de ar frio chega a São Paulo e as temperaturas começam a cair, mas mesmo assim, não faz frio no estado.