Carros embaçados pela chuva intensa vistos através de uma janela com gotas de água embaçando a visão.
Foto de Kaique Rocha / Pexels

A última semana de julho trará uma mudança significativa no clima em várias regiões do Brasil. Isso porque uma frente fria está se deslocando do Sul para o Sudeste, quebrando um bloqueio atmosférico e trazendo chuvas e temperaturas mais baixas.

Essa frente fria promete intensificar o frio no Sul do país, com possibilidades até de geada, e provocando as chuvas moderadas que já vimos na manhã desta terça em outras regiões.

A previsão é que o Sudeste enfrentará ressacas e ventos fortes enquanto o Rio Grande do Sul registra temperaturas mínimas próximas de 4°C. Então, é bom se preparar para um final de mês mais frio e úmido.

Chuvas e queda de temperatura no Sudeste

Especificamente por aqui no Sudeste, as chuvas e a queda de temperatura serão notáveis, especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro.

Em São Paulo, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%, com previsão de garoa na região metropolitana.

No Rio de Janeiro, o tempo mais ameno já está sendo sentido, com máximas que não passam dos 23°C e céu nublado.

Mudança climática essa que afeta o cotidiano de todos, com praias mais vazias e a necessidade de roupas mais quentes. Além disso, a Marinha emitiu um aviso de ressaca para a região entre Ilhabela e Campos dos Goytacazes, com ondas de até 2,5 metros.

Avisos e alertas meteorológicos

As autoridades meteorológicas também emitiram alertas para esta semana, já que no Sul se espera mar agitado e possibilidade de chuvas moderadas a fortes com raios e rajadas de vento de 51 a 70 km/h na Serra e nos Vales do Rio Grande do Sul.

Já em Santa Catarina e no Paraná, os ventos podem atingir até 90 km/h em algumas áreas.

E como vimos no Sudeste, além do aviso de ressaca, há alertas de baixa umidade relativa do ar em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Condições que pedem atenção redobrada da população para evitar problemas de saúde e até acidentes.

Previsão do tempo em outras regiões

Enquanto o Sul e o Sudeste enfrentam frio e chuvas, as outras regiões do Brasil também terão mudanças climáticas, mas de formas distintas.

Centro-Oeste

O clima permanecerá seco com predomínio de sol e ausência de chuvas, já a umidade relativa do ar continuará abaixo dos 30% em grande parte da região, exigindo cuidados para evitar problemas respiratórios e de hidratação.

Nordeste

No Nordeste, a faixa litorânea terá tempo instável com pancadas de chuva, especialmente entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. Essas chuvas podem ser intensas em algumas áreas, afetando a rotina e as atividades ao ar livre. No interior, o tempo segue firme e seco.

Norte

Previsão de instabilidade com pancadas de chuva moderadas a fortes no centro-norte do Amazonas, Pará, Acre, Roraima e Amapá, isso com chuvas principalmente durante a tarde, enquanto outras áreas da região terão sol e tempo seco.

Leia também Sábado (3) é dia de Festival do Risoto na Cervejaria Marcos Brunholi’

Dicas para lidar com o tempo da semana

Como adiantamos, vale enfrentar o frio e a chuva da última semana de julho tomando algumas precauções.

Primeiramente, manter o aquecimento em casa e no trabalho, utilizando roupas adequadas e garantindo que seu ambiente esteja bem protegido contra o frio, como utilizando itens como aquecedor e ar-condicionado que ajudam bastante.

Outra forma importante e que o ideal é verificar periodicamente, é analisar a vedação de portas e janelas para evitar a entrada de ar frio e umidade. Além disso, claro, cuide da saúde também mantendo a hidratação e consumindo alimentos quentes.

Como será o final de semana?

A grande pergunta de muitos é sobre o próximo final de semana, dos dias 3 e 4 de agosto, e a boa notícia é que promete uma leve melhora nas condições climáticas.

A partir de quinta-feira, é esperado que as nuvens comecem a se dissipar, trazendo mais claridade aos dias e temperaturas um pouco mais altas. Mas o frio ainda será presente, embora menos intenso, garantindo um final de semana ideal para aproveitar ao ar livre, ainda que sem o calor extremo.