Ciclone bomba
Foto: kckate16

Nesta sexta-feira (31), uma intensa frente fria chega no Rio Grande do Sul, mas isso poderá gerar um impacto em várias regiões do Brasil. De acordo com o Climatempo, o sistema de chuvas está se deslocando rapidamente e ainda tem um ciclone extratropical, com a possibilidade de formação de um ciclone bomba.

Assim, de acordo com os meteorologistas, esse fenômeno deve se intensificar no sábado (1º), o que alerta as regiões do Sudeste para tempestades intensas.

O ciclone bomba é um fenômeno caracterizado por um ciclone extratropical intenso com ventos muito fortes. A chegada deste fenômeno pode causar danos materiais para os moradores das regiões que ele atinge.

De acordo com o site Climatempo, o fenômeno tem esse nome “por conta da rápida queda de pressão atmosférica que ocorre no centro do ciclone, causando um ‘efeito bomba'”. O ciclone bomba pode ocorrer em diversas regiões do País, especialmente no Sul e no Sudeste.

Esse ciclone bomba pode atingir regiões paulista até este domingo (2), trazendo chuva forte e previsão de ventanias. No litoral, deve haver o aumento do nível do mar, que deve ficar mais agitado.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo prorrogou até o dia 15 de abril o fim da Operação Chuvas de Verão, por causa da previsão de uma frente fria na primeira quinzena do mês, que pode provocar fortes chuvas em todas as regiões.

[tdj-leia-tambem]