Homem empurrando mulher contra a parede
Foto: Envato Elements

A campanha começou a ser veiculada na última terça-feira (22), no jogo do São Paulo contra o São Bernardo, pela abertura das quartas de final do Campeonato Paulista. Estão previstas ainda, ações especiais nos jogos e nas transmissões das demais partidas, como Corinthians x Guarani, Palmeiras x Ituano e Red Bull Bragantino x Santo André), além dos jogos das semifinais e finais do Paulistão.

A campanha deste ano foi elaborada em conjunto por clubes, Federação Paulista de Futebol e pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Especial de Políticas Criminais, com o objetivo de conscientizar o público masculino, que é a maioria nos estádios, a prevenir e quebrar ciclos de agressões físicas e psicológicas contra a mulher.

[tdj-leia-tambem]

De acordo com as estatísticas do Ministério Público Estadual e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma a cada quatro mulheres foi vítima de violência no Brasil durante a pandemia. Ou seja, mais de 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual no primeiro ano de pandemia. A cada minuto, oito mulheres são agredidas no país.

Entre outras ações, a campanha pretende estimular os torcedores a denunciarem quaisquer situações de violência contra a mulher por meio do número 180.