
Após 50 mil anos sem “dar o ar da graça”, o cometa C/2022 E3 (ZTF) passará pela Terra. Assim, de acordo com astrônomos, no Brasil e em todo Hemisfério Sul, o astro será visível a partir desta quarta-feira (1°) e deve permanecer pelo nosso céu até o dia 10 de fevereiro.
Confira dicas de como acompanhar a passagem do cometa.
Localização e ambiente
Para conseguir ver o cometa, você precisa estar em um local bem escuro, já que o C/2022 E3 (ZTF) estará com um brilho fraco, no limite que o olho humanos consegue identificar. Além disso, como estamos no período de Lua crescente, seu brilho pode “atrapalhar” a visão do cometa.
Para enxergar com mais nitidez, é recomendado o uso de um binóculo, mas deve ser possível enxerga-lo a olho nu. Você também pode contar com a ajuda de aplicativos gratuitos para localizar o astro no céu e saber exatamente para onde olhar. Alguns dos aplicativos mais usados são o Stellarium e o Star Walk.
[tdj-leia-tambem]
Quando procurá-lo?
A partir de 1° até o dia 10 de fevereiro, o cometa estará visível durante a noite. Na noite do dia 4, o cometa deve estar bem perto de uma estrela brilhante azulada chamada Capela, apontando para o Norte.
Já no dia 10 de fevereiro, o astro estará bem próximo de Marte, que emite um brilho alaranjado, e está localizado na constelação de Touro. Ou seja, um pouco mais no alto, já que Capela fica mais próxima do horizonte.
Quando o cometa volta?
De acordo com os astrônomos, não há como saber quando o cometa C/2022 E3 (ZTF) passará novamente pela Terra. No entanto, quando ele estiver de passagem próximo à Júpiter, os especialistas conseguem ter uma ideia da perturbação que a gravidade do grande planeta exerce. Isso pode ou não desviar a órbita do astro.
Também existe a possibilidade de o cometa rachar ou sofrer erupções fortes que o despedacem, o que não é raro acontecer. Assim, é possível que o cometa sofra essa atração de Júpiter e passe a ter uma órbita menor.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		