Trem da CPTM. (Foto: Divulgação)
Trem da CPTM. (Foto: Divulgação)

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deu início, nesta terça-feira (14), às obras de construção do túnel de ligação entre as linhas da Companhia e o Metrô. A cerimônia de assinatura contou com a presença do secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e o presidente da CPTM, Pedro Moro. O investimento é de R$ 59,9 milhões.

Assim que as obras estiverem concluídas, todos os passageiros do sistema metro ferroviário que utilizam a estação da Luz para fazer as conexões com as Linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM, Linha 1-Azul do Metrô e a Linha 4-Amarela serão beneficiados. “Temos o compromisso de melhorar a mobilidade das pessoas dentro do sistema e sempre melhorar a segurança nos deslocamentos. Essa obra é a prova de que a gestão pública bem feita pode oferecer um serviço de transporte público de qualidade”, afirma o secretário Alexandre Baldy.

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Com prazo previsto de entrega de 48 meses, sendo 36 meses para construção e 12 meses para operação assistida, o novo túnel terá início no entroncamento entre o saguão 2 da estação da Luz e o acesso atual na Rua Cásper Líbero. A obra irá desafogar a parte inferior da estação na ligação com as Linhas 1-Azul e 4-Amarela, principalmente nos horários de maior movimento. Pelo local devem passar por dia, em média, 250 mil passageiros e o novo túnel está projetado para atender com conforto esse número de pessoas, uma vez que foi dimensionado com base em estudos de demanda, tendo 125 metros de extensão e nove de largura.

“O novo acesso vai oferecer mais rapidez nas conexões entre linhas aos milhares de passageiros que passam todos os dias pelas transferências. Com a melhoria contínua dos serviços, podemos atrair novos adeptos para o transporte público sobre trilhos, favorecendo a mobilidade dentro e fora do sistema de trens”, constata o presidente da CPTM, Pedro Moro.

Na plataforma central está prevista a instalação de duas novas escadas rolantes, substituindo as duas escadas fixas existentes no local, que serão construídas em outra área. O projeto também prevê a readequação dos sanitários existentes no mezanino do corredor principal e a construção de mais dois sanitários totalmente acessíveis.

Durante a obra, todas as atividades serão feitas para ter o menor impacto possível aos passageiros. As intervenções necessárias para alteração de fluxo nos deslocamentos serão informadas com antecedência.