
Matheus Macedo Campos, de 11 anos, morreu neste domingo (23) após sofrer uma descarga elétrica vinda de um telefone celular que estava carregando. O acidente ocorreu na cidade de Santarém, no Pará, por volta das 14h, enquanto o menino usava com o aparelho na companhia de quatro primos.
No dia do ocorrido, a cidade registrou cerca de 12 horas de chuva e raios durante a madrugada. Uma das primas do Matheus disse que o menino estava deitado no chão, em cima de uma toalha, quando o aconteceu o curto circuito e a descarga elétrica.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas os familiares levaram o garoto em veículo particular até o meio do caminho, quando encontraram a ambulância e o transferiram. Matheus já tinha sofrido uma parada cardiorespiratória e a equipe de resgate realizou manobras de reanimação, obtendo sucesso.
Ele foi levado para o Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, mas teve outra parada cardiorespiratória e não resistiu.
A avó de Matheus disse ao G1 que foi tudo muito rápido, “Eles estavam brincando com os celulares. Deu um curto-circuito, acho que estavam usando um benjamim (adaptador) para carregar os aparelhos na mesma tomada, mas foi só ele que recebeu a descarga.”
Alerta de risco para choques elétricos
Manusear equipamentos molhados ou utilizar equipamentos elétricos com o corpo molhado ou descalço, aumentam o risco de choque elétrico. É recomendado também tirar os aparelhos elétricos das tomadas em dias de chuva com raios.
Outras dicas para dias chuvosos são:
- Desligar imediatamente os disjuntores em casos de inundação;
- Equipamentos que não estiverem sendo utilizados, devem ficar desligados da tomada;
- Faça manutenção preventiva com frequência nas redes elétricas de casa;
- Nunca se aproximar de cabos ou fio partidos em calçadas. Entrar em contato imediatamente com a empresa responsável pela instalação.
O choque elétrico com celular pode causar queimaduras cutâneas, lesões a órgãos internos e outros tecidos brandos, arritmias cardíacas e parada respiratória.
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		