Matheus Macedo Campos, de 11 anos, morreu após receber descarga elétrica de celular carregando

Matheus Macedo Campos, de 11 anos, morreu neste domingo (23) após sofrer uma descarga elétrica vinda de um telefone celular que estava carregando. O acidente ocorreu na cidade de Santarém, no Pará, por volta das 14h, enquanto o menino usava com o aparelho na companhia de quatro primos.

No dia do ocorrido, a cidade registrou cerca de 12 horas de chuva e raios durante a madrugada. Uma das primas do Matheus disse que o menino estava deitado no chão, em cima de uma toalha, quando o aconteceu o curto circuito e a descarga elétrica.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas os familiares levaram o garoto em veículo particular até o meio do caminho, quando encontraram a ambulância e o transferiram. Matheus já tinha sofrido uma parada cardiorespiratória e a equipe de resgate realizou manobras de reanimação, obtendo sucesso.

Ele foi levado para o Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, mas teve outra parada cardiorespiratória e não resistiu.

A avó de Matheus disse ao G1 que foi tudo muito rápido, “Eles estavam brincando com os celulares. Deu um curto-circuito, acho que estavam usando um benjamim (adaptador) para carregar os aparelhos na mesma tomada, mas foi só ele que recebeu a descarga.”

Alerta de risco para choques elétricos

Manusear equipamentos molhados ou utilizar equipamentos elétricos com o corpo molhado ou descalço, aumentam o risco de choque elétrico. É recomendado também tirar os aparelhos elétricos das tomadas em dias de chuva com raios.

Outras dicas para dias chuvosos são:

  • Desligar imediatamente os disjuntores em casos de inundação;
  • Equipamentos que não estiverem sendo utilizados, devem ficar desligados da tomada;
  • Faça manutenção preventiva com frequência nas redes elétricas de casa;
  • Nunca se aproximar de cabos ou fio partidos em calçadas. Entrar em contato imediatamente com a empresa responsável pela instalação.

O choque elétrico com celular pode causar queimaduras cutâneas, lesões a órgãos internos e outros tecidos brandos, arritmias cardíacas e parada respiratória.

[tdj-leia-tambem]