
Com a lição de casa tendo o tema “seres vivos que precisam de água para viver” uma criança resolveu, para o desespero da mãe, recortar diversas células de dinheiro para realizar a lição. Segundo a mãe, era necessário recortar as imagens de jornais e revistas, porém seu filho retirou os animais das notas de 2, 10, 50 e 100 reais. “Socorro Deus”, disse a jovem.
A história, que aconteceu em Pedro Leopoldo (MG), foi postada na rede social Tik Tok pela mãe, nesta última segunda-feira (7). O vídeo, que viralizou, conta com mais de 966 mil visualizações e cerca de 69 mil curtidas.
As pessoas reagiram ao conteúdo com ironias e brincadeiras. Uma usuária disse: “Eu só queria ver a correção da professora”, outra comentou: “Atividade de milhões”.
E entre os mais de 800 comentários, uma pessoa afirmou: “moça leva no banco, eles trocam. Demora uns dias, mas dá certo”.
A cédula perde valor quando é rasgada?
Segundo o Código Civil Brasileiro, o dinheiro não é mais propriedade do Tesouro Nacional, quando o mesmo sai do banco, e, assim, perde valor quando é danificado.
No entanto, o Banco Central afirma que, em determinados casos como cédulas rasgadas, rabiscadas ou machadas, é possível realizar a roca. Por isso, segundo o Banco, é fundamental que o usuário conheça bem o numerário para reagir à situação.
Por exemplo, cédulas cortadas perdem seu valor quando não apresentam um fragmento da nota com mais da metade do seu tamanho original.
A instituição ainda informa que cédulas marcadas, como desenhos e inscrições, possuem valor somente para depósitos, pagamentos ou trocas na rede bancária. Sabendo disso, os bancos devem recebê-las e trocá-las por seu valor integral, ou, aceitá-las em pagamentos e depósitos e depois devem ser destruídas.
Portanto, não se é recomendada a alteração das cédulas, como rabiscar, riscar, grampear, rasgar, amassar, escrever, desenhar ou molhar. Assim haverá, tanto economia de gastos públicos, quanto redução no impacto ambiental.
Outras informações podem ser encontradas no site do Banco Central.
[tdj-leia-tambem]