
Em parceria com o Poupatempo, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) realiza, na próxima segunda-feira (1), um mutirão para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Serão abertos 13 mil postos para a realização dos serviços em todas as 89 unidades de atendimento do Detran-SP integradas ao Poupatempo, com agendamento liberado nesta sexta-feira (29) pelo portal, app ou totens do Poupatempo, já que é necessário que ter horário marcado para ser atendido.
Vale ressaltar que, embora o prazo para renovação da CNH siga suspenso por regulamentação federal, a recomendação é que os condutores realizem o serviço o quanto para evitar correria na retomada dos novos prazos. Pelos canais digitais do Poupatempo e do Detran-SP, é possível solicitar de forma online a renovação simplificada, sem a necessidade de ir presencialmente aos postos de atendimento. O único deslocamento obrigatório é para o exame médico na clínica credenciada ao órgão estadual de trânsito.
“Apesar da suspensão temporária dos prazos para renovação de CNH, o Detran-SP disponibiliza o serviço para o cidadão paulista. De forma rápida, segura e sem burocracia, os motoristas têm usado as plataformas digitais para manter a documentação em dia”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran-SP.
Os eventos acontecem nos postos do Poupatempo de todo o Estado, que funcionarão nos horários habituais para dias úteis. Para realizar o serviço, o interessado deverá levar a Carteira Nacional de Habilitação original (versão impressa ou CNH digital) e pagar a taxa para emissão do documento e envio pelos Correios no valor de R$ 107, que pode ser paga no Poupatempo com cartão de débito ou dinheiro.
O exame médico realizado no local tem o custo de R$ 96. Vale ressaltar que, apesar de ser uma opção na maioria dos postos, o pagamento em dinheiro não pode ser feito em algumas unidades do Poupatempo e, caso o local não disponha de balcão destinado ao pagamento de taxas, estas poderão ser pagas em banco conveniado, informando o número do CPF.
Entre janeiro e setembro deste ano, houve um crescimento de 98% na quantidade de renovações de CNHs no Estado de São Paulo, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 2.501.008 milhões de habilitações renovadas nos nove primeiros meses de 2021, contra 1.263.048 milhão no mesmo período de 2020.