Doação de sangue incentivada pela campanha "Bombeiro Sangue Bom"
Foto: Governo de SP

A tradicional campanha “Bombeiro Sangue Bom” teve início nesta terça-feira (2) em todo o estado de São Paulo, com o objetivo de incentivar a doação de sangue pela população em geral e pelos próprios bombeiros. A iniciativa, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), visa aumentar os estoques dos bancos de sangue, especialmente durante o período de férias, quando as doações costumam diminuir.

Ação mobiliza todo o estado

Cerca de 8 mil bombeiros de todos os quartéis paulistas estão aptos a participar da campanha. “É um ato de solidariedade crucial para a saúde e esperança de muitos”, destaca a tenente Olivia Perrone Cazo, coordenadora da campanha.

Campanha Bombeiro Sangue Bom incentiva doação de sangue
Foto: Governo de SP

“Doar sangue é uma experiência profundamente gratificante, pois cada bolsa tem o potencial de salvar até três vidas. Saber que um simples gesto pode fazer uma diferença tão significativa traz uma sensação de realização e conexão humana”, complementa.

Saldo positivo no início da campanha

Com o pontapé inicial da campanha realizado na segunda-feira (1º), na sede do comando dos Bombeiros, no centro de São Paulo, quase 100 bolsas de sangue já foram coletadas pela manhã. As doações pelos bombeiros voluntários começam oficialmente nesta terça-feira (2) e se estendem até 31 de julho.

Como participar da doação de sangue

Para participar da campanha “Bombeiro Sangue Bom”, os doadores devem se dirigir a um hemocentro e atender aos seguintes requisitos:

  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Apresentar documento de identidade com foto;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar descansado e alimentado.