
Na manhã desta quinta-feira (9), o empresário Elon Musk expressou solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul. Através de uma postagem no X (antigo Twitter), o bilionário anunciou uma significativa doação da Starlink, sua empresa de internet via satélite, destinada a auxiliar as equipes de resgate na região.
“Em razão das terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a Starlink doará 1.000 terminais para as equipes de emergência e tornará gratuito o uso de todos os terminais da região até que a região se recupere”, afirmou Musk. Continuando sua mensagem, o executivo expressou votos de melhoras para o povo brasileiro.
Given the terrible flooding in Rio Grande do Sul, @Starlink will donate 1000 terminals to emergency responders and make usage for all terminals in the region free until the region has recovered.
— Elon Musk (@elonmusk) May 9, 2024
I hope the best for the people of Brazil. pic.twitter.com/NK6kjz7Iag
De acordo com informações da coluna de Lauro Jardim, a iniciativa de Musk foi desencadeada a partir de um pedido feito na noite anterior por Fábio Faria, ex-deputado e ex-ministro das Comunicações do governo de Jair Bolsonaro, atual diretor do BTG.
Faria foi contatado no dia anterior por um diretor da Anatel e por autoridades do governo gaúcho, que solicitaram apoio à Starlink. A empresa, conhecida por oferecer internet de banda larga de alta potência, mesmo em áreas remotas, prontamente atendeu ao pedido.