Imagem de sol no horizonte
Foto: Reprodução/ Fablicio Rodrigues

Nesta quarta-feira (30), Cuiabá bateu dois recordes de calor, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por volta das 14h na capital, os termômetros registravam 43,7ºC, quando chegou as 17h, foram registrados 44ºC. O calor foi o maior registrado desde o início das medições há 109 anos, em dezembro de 1910.

O Inmet informou que as temperaturas devem variar entre 40ºC e 43ºC até domingo na capital. Em 19 de 29 dias do mês de setembro, Cuiabá permaneceu com o clima quente igual ou maior do que 40°C. Em sete dias, a temperatura passou dos 42ºC.

As medições são feitas pelo instituto dentro de um abrigo de madeira, na sombra. Nos termômetros das ruas, chegaram a registrar 50ºC.

De acordo com o Inmet, Cuiabá não tem previsão de chuva pelo menos até o dia 15 de outubro.

Recentemente o Pantanal vêm sido alvo de muitas queimadas, sendo assim, além do calor, os moradores da região sofrem com a fumaça vinda do bioma. Desde o início de setembro, os dias amanhecem com o céu tomado pela fumaça.

A região de Jundiaí também vem batendo recordes de calor nos últimos dias. Ontem (30), a cidade chegou aos 38,8ºC, maior temperatura de 2020.

[tdj-leia-tambem]

As informações são do G1.