Titulo de eleitor
Em março, o número de título de jovens de 16/17 anos aumentou para 1,051 milhão (Foto: Divulgação/ TSE)

Cerca de 445.553 jovens com idade entre 15 e 18 anos já emitiram o seu título de eleitor no mês de março, de acordo com informação do Tribunal Superior Eleitoral. Ainda, de acordo com as informações, em fevereiro, foram registrados 349.160 novos eleitores na mesma faixa etária.

Os dados foram apresentados pelo ministro Edson Fachin, presidente do órgão, aos demais integrantes da Corte Eleitoral no início da sessão da última terça-feira (05). O ministro lembrou que, entre os dias 14 e 18 do mês passado, o tribunal promoveu a Semana do Jovem Eleitor de 2022, uma ação de comunicação com apoio dos 27 tribunais regionais eleitorais para tratar da importância do primeiro voto.

Para Fachin, a iniciativa teve muito “sucesso”, sendo que, no período, foram emitidos mais de 90 mil títulos eleitorais. Em janeiro deste ano, o número de novos títulos concedidos alcançou 349.768.

[tdj-leia-tambem]

Podem votar nas eleições deste ano todos os jovens que tenham pelo menos 16 anos no dia da eleição, que acontece no dia 2 de outubro. O prazo para tirar o título é até 4 de maio.

O ministro destacou ainda que a busca pelo título de eleitor foi maior entre jovens de 17 anos. Para esta faixa etária, 158.947 novos documentos foram emitidos em março.

Fachin disse também que esses eleitores “não têm a obrigação constitucional de votar, mas optaram, de modo elogiável, por participar da vida política do país por meio da escolha de candidatas e candidatos que os representarão pelos próximos anos”.

O presidente do TSE, destacou o apoio espontâneo que a Justiça Eleitoral recebeu de partidos políticos, da sociedade civil organizada, imprensa, clubes de futebol, jogadores, influenciadores e artistas que participaram do tuitaço que incentivou jovens a tirar o título. O tuitaço, segundo o TSE, alcançou mais de 88 milhões de pessoas no Brasil.