
Um morador de 34 anos de Sorocaba (SP) foi surpreendido ao ir até o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e descobrir que foi dado como morto há quase 10 anos.
Bruno Oliveira Marques, em entrevista ao portal de notícias ‘G1’, disse que usa o carro para trabalhar e foi ao Detran no início de setembro para renovar o documento e descobriu que estava bloqueado no sistema pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O motivo era o mais inusitado: ele era considerado morto desde 2016. No entanto, ao ir ao INSS fazer a prova ele foi informado que não havia nenhuma informação sobre ele ter falecido no sistema.
Com a nova informação, ele retornou ao Detran para solicitar o desbloqueio da CNH e foi informado que o papel dado pelo INSS não era válido e que precisava solicitar uma carta formal, assinada e digitalizada. No cartório do município, Bruno também não constava como morto.
[tdj-leia-tambem]
Como a situação não foi resolvida e ele necessita da CNH para trabalhar, o rapaz registrou um boletim de ocorrência e buscou auxílio jurídico para resolver a situação e entender quem atestou o óbito.
Motorista que foi dado como morto pode renovar sua CNH
Ao ‘G1’, o INSS disse que o motorista deve verificar a situação no Detran, pois a informação de óbito é feita em um sistema próprio dos Cartórios de Registro Civil. Já o Detran informou que o cadastro de Bruno foi regularizado.