
Isabel Alves de Carvalho nasceu no dia 15 de agosto de 1901, isso mesmo, no primeiro ano do século XX. E hoje, com 120 anos de idade, sua família deve procurar o Guinness Book, livro dos recordes, para registrá-la como mulher mais velha do mundo.
Atualmente, o título é concedido à uma mulher japonesa, nascida dois anos depois de Isabel. A idosa vive hoje na cidade de Bacabal, a 252 km de São Luiz, no Maranhão. Diariamente, os moradores da vizinhança cuidam dela.
Todos os anos, os amigos e familiares fazem uma vaquinha e se reúnem para celebrar o aniversário de Isabel, o que já virou tradição na região.
Por causa da idade avançada, Dona Belinha, como é chamada carinhosamente, desenvolveu alguns problemas de saúde, como perda da visão, dificuldades de audição e, desde 2013, não consegue andar sozinha. Além disso, precisa de cuidados médicos por causa do Alzheimer.
Vida de Belinha
De acordo com o portal MA 98, Dona Belinha não teve filhos, mas criou cinco sobrinhos, e dois deles ainda vivem com ela, retribuindo o carinho de mãe.
A família conta que Isabel se casou aos 14 anos e engravidou em seguida. No entanto, por causa de complicações, a menina nasceu morta. Depois da perda, Belinha e seu marido se mudaram para Coroatá, no Maranhão, e viveram juntos até a separação, depois de 30 anos.
Segundo os relatos dos familiares, Belinha era vítima de violência doméstica. Até que, em 1975, Isabel se mudou para Bacabal, onde vive até hoje. Por mais de 20 anos, trabalhava no mercado central da cidade.
[tdj-leia-tambem]