
Em uma demonstração poderosa de solidariedade e mobilização social, o youtuber e influenciador digital Felipe Neto arrecadou a quantia de R$ 4,8 milhões em apenas 24 horas. O objetivo? Adquirir e enviar 220 purificadores de água para o estado do Rio Grande do Sul, duramente afetado por enchentes que deixaram milhares de pessoas sem acesso a água potável.
A iniciativa de Felipe Neto foi impulsionada por uma mobilização em suas redes sociais, onde convocou seus seguidores a contribuírem para a compra dos purificadores. Em um post emocionado, Neto celebrou o feito alcançado em tão pouco tempo: “24 horas! Levantamos o valor para compra dos 220 purificadores. Quase R$ 5 milhões. Os purificadores irão amanhã [nesta quarta] cedo via FAB ao RS, onde a Defesa Civil está aguardando para instalar em 220 regiões, gerando milhões de litros de água potável.”
A entrega dos purificadores foi realizada em parceria com a primeira-dama Janja Silva, que acompanhou o transporte dos equipamentos no avião da Força Aérea Brasileira até a base aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul. Janja foi a primeira pessoa a provar a água tratada pelos purificadores, assegurando sua qualidade antes da distribuição para os gaúchos.
Chegamos!!! pic.twitter.com/6wRcQMfSfW
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) May 8, 2024
Tentativa de boicotes
No entanto, a ação solidária não foi isenta de desafios. Felipe Neto enfrentou obstáculos, incluindo denúncias de sabotagem, que ele afirma serem por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Os extremistas não ajudam e ainda estão atrapalhando. Mas o erro deles é achar que isso vai abalar quem quer ajudar”, desabafou em seu perfil no X (antigo Twitter).
O youtuber denunciou tentativas de impedir suas arrecadações e chegou a afirmar que houve alertas de possíveis golpes nas doações via chave Pix, promovidas por ele, resultando em mensagens de “possível fraude” por parte de alguns bancos. Tais alertas, segundo Neto, foram consequências de denúncias falsas feitas por bolsonaristas.
FUNCIONANDO!!!
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) May 8, 2024
Os purificadores estão sendo instalados e a Defesa Civil está ensinando os locais a como operar.
Muito muito muito feliz. Olhem o resultado disso! pic.twitter.com/bGsZwPkUQv
“Bolsonaristas estão denunciando em massa a nossa chave pix. Alguns bancos, por isso, estão exibindo a mensagem de possível fraude. Podem confiar. Sim, esse é o nível dos bolsonaristas”, explicou. Esta não é a primeira vez que Felipe Neto se envolve em ações sociais e enfrenta adversidades promovidas por grupos políticos contrários. No passado, o influenciador foi alvo de bolsonaristas, que tentaram prejudicá-lo boicotando os produtos de seus anunciantes.
O youtuber se revoltou ainda mais após ser acusado de usar a ação para dar golpes. “Estamos separando todos os vídeos e posts de influenciadores da extrema-direita me associando com ‘golpe’, alegando q eu fiz a campanha para ‘publicidade’, etc. Todos serão processados e usaremos o dinheiro para mais campanhas sociais. Podem preparar os bolsinhos”.