
Após a polêmica envolvendo a ordem do prefeito Marcelo Crivella para retirar da Bienal do Livro os exemplares do HQ ‘Vingadores, a cruzada das crianças’ (Salvat), o youtuber Felipe Neto organizou uma ação: distribuir mais de 100 mil livros com temática LGBT, neste sábado (7).
Na sexta-feira (6), ele divulgou um vídeo anunciando que comprou todo o estoque dos principais livros com temática LGBT do evento.
A primeira a receber foi Jocilene Tavares, que foi com os filhos até a Bienal. Ela enfrentou a fila que se formou desde 10h30 e acredita que essa ação é educativa.
“Acho importante que as pessoas, principalmente os adolescentes, que agora estão tendo a oportunidade de ter acesso a isso, saibam que existe e que devem respeitar a diversidade”, destacou Jocilene.
Maria Lúcia, filha dela, ganhou um exemplar de “Me chame pelo seu nome”, de André Aciman, que também teve uma versão cinematográfica que concorreu ao Oscar.
Os livros foram embalados em um plástico preto com o seguinte aviso: “Este livro é impróprio para pessoas atrasadas, retrógradas e preconceituosas“. Todos estavam sendo entregues gratuitamente.
“Eu espero que mesmo que você seja uma pessoa que não tem simpatia pela causa LGBT, que você enxergue o nível mais profundo de censura e repressão que isso representa (…). Esse é um recado para o Crivella. Eu fiz isso pra te mostrar que não tem como você ganhar isso. Não tem como vocês reprimirem a população em pleno 2019”, disse o youtuber no vídeo.
Desde cedo, uma equipe embalava os livros que seriam distribuídos. Em alguns estandes, a reposição das obras com esta temática já havia acontecido na manhã deste sábado. As informações são do portal de notícias G1.