
Se a sexta-feira 13 já é cercada por superstição, a noite desta semana será ainda mais. Essa é a segunda vez em quase 20 anos que a lua cheia agracia o dia conhecido por más energias e histórias assustadoras.
O último registro de fenômeno similar data de 13 de setembro deste ano. Antes disso, lua cheia na sexta-feira só se repetiu em outubro de 2000.
Para a astróloga, Glória Britho, a junção entre a lua cheia e a sexta-feira 13 pode ser perigosa. Em entrevista ao EXTRA, ela disse que essa fase lunar emite mais energias e magnetismo sobre a Terra, provocando que os sentimentos sejam maximizados. Por isso, quem acredita na negatividade da data, pode ter sensações ampliadas. O conselho de Glória é que sejam nutridos apenas pensamentos positivos, afinal, a lua cheia também é símbolo de coisas boas, uma oportunidade de dar mais visibilidade aos projetos pessoais e aos sentimentos.
A origem da sexta-feira 13, por sua vez, tem infinitas versões. Alguns dizem que tem origem religiosa e defendem que Jesus foi perseguido por esta data. Antes de ser crucificado em uma sexta-feira, ele havia celebrado uma ceia que, ao todo, contava com treze participantes, sendo Judas o 13º.
Outra explicação conta que o rei da França, Felipe IV, depois de não conseguir entrar para a ordem dos Cavaleiros Templários da Igreja Católica, ordenou a perseguição dos membros em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307.
[tdj-leia-tambem]
Um mito de origem dos povos bárbaros diz que, antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e cultuavam a deusa do amor e da beleza, Friga – que levou ao nome de sexta-feira em inglês, Friday. Depois da conversão, ela foi amaldiçoada com a história de que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio para rogar pragas contra a humanidade.
Já os povos nórdicos, falam que em um jantar na morada dos Deuses, um espírito maligno invadiu a reunião e causou uma grande discórdia entre todos. A confusão terminou com a morte de um dos convidados. Há quem defenda que o tal espírito invasor seria Loki, deus do fogo. Daí também surgiu a lenda que um encontro com treze pessoas nunca termina bem.
Nas cartas do tarô, o Arcano 13 é a carta da morte.
Supersticioso ou não, boa semana e ótima sexta-feira 13 para você!