
Uma estudante de Quixadá, interior do Ceará, usou o ensaio fotográfico de término do ensino médio e do ensino técnico em informática para homenagear os pais, que são garis.
Vanessa dos Santos, de 18 anos, andava 2 horas a pé para chegar ás aulas, no Centro da cidade. Os pais dela, Iracilda, 36 anos, e Moisés dos Santos, 45, interromperam os estudos entre o 3° e o 4° ano do ensino fundamental, mas sempre incentivaram que os cinco filhos fossem além. Outra filha do casal, de 20 anos, também concluiu o ensino médio, em 2018.
Moisés trabalha como gari há mais de 20 anos e Iracilda há algumas semanas. Vanessa conta que, devido ao amor entre o casal, eles só trabalham lado a lado.
“Quando eu fazia o fundamental, meus colegas de turma me chamavam de filha do lixeiro. Me sentia mais forte ainda. Nunca fiquei triste por estarem falando assim comigo. O erro não estava em mim, e sim neles”, relatou ao G1.
A ideia de fazer as fotos no local de trabalho de Moisés e de Iracilda foi do fotografo Cleyton de Paula. Ele conta que, para realizar o desejo de Vanessa de ser fotografada com os pais, pegou a estudante e um de seus irmãos mais novos em casa e os levou até os pais, de surpresa.