Chuva forte
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Defesa Civil emitiu um alerta que coloca todo o estado de São Paulo sob risco de temporal neste sábado (13), domingo (14) e também na segunda-feira (15). A previsão aponta para chuva forte, ventos intensos e a possibilidade de novos transtornos, preocupação que cresce após milhares de moradores da Grande SP já terem ficado sem energia desde quarta-feira (10).

Segundo o órgão, há risco de raios, rajadas de vento e granizo em pontos isolados, além de volumes elevados de chuva. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também reforça o alerta para alagamentos e deslizamentos.

Por que o tempo está tão instável?

A instabilidade que atinge o estado é resultado da combinação de vários sistemas meteorológicos.
De acordo com a Defesa Civil:

  • Uma área de baixa pressão,
  • a atuação de um cavado,
  • e a chegada de umidade vinda do interior do país

já influenciam o clima desde a sexta (12) e continuam ativos neste sábado (13). Além disso, uma nova área de baixa pressão e uma frente fria devem avançar pelo litoral paulista ao longo da noite, reforçando o potencial para tempestades.

Chuva forte e vento intenso na capital

Na cidade de São Paulo, a previsão indica até 50 mm de chuva neste sábado, em qualquer momento do dia. Para domingo (14), são esperados mais 25 mm. Somados, os dois dias devem representar cerca de um terço da média histórica de precipitação para todo o mês de dezembro.

Os ventos podem atingir 60 km/h, aumentando o risco de quedas de árvores, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia.

Riscos e orientações

O cenário exige atenção redobrada, especialmente em áreas vulneráveis a deslizamentos e alagamentos. A orientação das autoridades é evitar deslocamentos em meio a tempestades, não enfrentar áreas alagadas e manter distância de estruturas metálicas durante a incidência de raios.