
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas na região Sul, incluindo o Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (27). O alerta é válido entre as 0h01 e as 21h e prevê chuvas de 30 a 60 milímetros por hora. Além disso, o órgão prevê ventos fortes que podem chegar a 100 quilômetros por hora.
De acordo com o Inmet, as áreas mais afetadas pelo alerta incluem o sudoeste rio-grandense, área metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, grande Florianópolis, região metropolitana de Porto Alegre, sudeste rio-grandense, nordeste rio-grandense, centro oriental paranaense, norte catarinense, sul catarinense, norte pioneiro paranaense e região serrana.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, alertou para a formação de um ciclone no mar. Isso deve trazer mais ventos fortes e chuvas para o leste do estado. De acordo com ele, o ciclone não deve causar grandes alagamentos, mas pode agravar a situação em cidades com sistemas de drenagem já comprometidos, como Porto Alegre.
Além disso, o governador destacou que municípios gaúchos como Pelotas, São José do Norte, São Lourenço e Rio Grande, que já têm áreas alagadas pela Lagoa dos Patos, podem sofrer transtornos ainda maiores nesta segunda-feira. Ele pede à população que evite deslocamentos desnecessários e se mantenha em alerta.
Equipes de resgate em ação
Leite informou que equipes de segurança pública, bombeiros, defesa civil e brigada militar estão nas ruas para auxiliar os municípios e atender a população. Ele reforçou a importância da população se manter em segurança e evitar se expor a riscos desnecessários.
[tdj-leia-tambem]