tempestade em jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O frio está nos pegando de jeito, mas por incrível que pareça, o inverno só começa nesta quarta-feira (21) no hemisfério sul. No entanto, de acordo com meteorologistas, a estação mais fria do ano deve ter grande influência do fenômeno El Niño. Esse fenômeno meteorológico determina mudanças nos padrões de transporte de umidade. Portanto, dita variações na distribuição das chuvas em algumas partes do mundo, como no Brasil.

Segundo o International Research Institute for Climate and Society, algumas características do El Niño são desenvolvimento entre abril e junho, atingindo o pico entre outubro e fevereiro; dura entre 9 e 12 meses, mas pode persistir por até aproximadamente 2 anos.

O El Niño é a fase positiva do fenômeno chamado El Niño Oscilação Sul (ENOS). Assim, quando está em atuação, reforça o calor no verão e o inverno fica menos rigoroso. Isso porquê o fenômeno dificulta o avanço de frentes frias no Brasil, fazendo com que as quedas sejam mais sutis e mais breves.

Neste inverno no Brasil, o El Niño deve causar secas no Norte e Nordeste do país, com chuvas abaixo da média), principalmente nas regiões mais equatoriais. No entanto, o fenômeno deverá provocar chuvas excessivas no Sul e no Sudeste do país.