Carros em vias de São Paulo.
Foto: Governo de SP

Os proprietários de veículos têm até o final desta segunda-feira (13) para quitar a cota única com desconto de 3% ou a primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 dos carros com final de placa 1 em São Paulo.

Os contribuintes devem ficar atentos às datas de vencimento, clique aqui e confira o calendário!

A consulta do valor pode ser feita em toda rede bancária a partir do número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) ou diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP). 

Os vencimentos estão marcados todos para o mesmo dia do mês, a placa 1 tem vencimento em 13 de janeiro, 13 de fevereiro, 13 de março, 13 de abril e 13 de maio, por exemplo. Caso a data caia em um final de semana ou feriado, o pagamento poderá ser feito no próximo dia útil. 

[tdj-leia-tambem]

Vejas as formas de pagamento do IPVA 2025

Desde o ano passado, a Sefaz-SP começou a aceitar o pagamento via PIX junto a cerca de 800 instituições financeiras, facilitando a forma de pagamento para proprietários de veículos que utilizam bancos digitais. 

Para utilizar a modalidade de pagamento, o motorista deverá acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo, gerar um QR Code e pagar. O QR Code fica válido por 15 minutos após gerado. 

Na informação do pagamento, atente-se a informação de destino “Secretaria da Fazenda e Planejamento” sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 no Banco do Brasil.

Também é possível pagar o tributo em casas lotéricas e com cartão de crédito nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento. 

Licenciamento 

Os donos de carros que queiram antecipar o licenciamento anual deverão quitar todos os débitos do veículo, incluindo o IPVA e, se tiver, multas de trânsito.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2