Jovem que estudou em casa sem energia elétrica passa em medicina pede ajuda financeira para pagar despesas

O jovem Matheus de Araújo Moreira Silva, que estudou em casa sem energia elétrica em Feira de Santana, na Bahia, foi aprovado no curso de medicina na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e agora, com o início das aulas presenciais, pede ajuda financeira para pagar despesas como aluguel e alimentação.

Depois de dois períodos com ensino remoto, as aulas do curso passarão a ser presenciais. Matheus Silva vai ter que mudar de cidade e lidar com um custo que ele não tem como arcar.

No quarto improvisado do irmão, ou na frente da pilha de livros, Matheus passa a maior parte dos dias se dedicando aos estudos. “O curso exige muito, eu tenho aula de manhã e pela tarde, daí a maior parte do dia eu fico aqui nesse quartinho estudando. A gente tem aulas remotas, atividades, então meu mundo se resume a esse quarto”, relatou o estudante.

[tdj-leia-tambem]

Durante o período de estudo remoto, Matheus passou em média 9 horas por dia estudando ali, mas em abril vai precisar se mudar para Santo Antônio de Jesus, onde fica o campus da universidade.

Como os pais estão desempregados e ele não vai ter tempo para trabalhar, Matheus teme problemas financeiros para se manter fora da cidade natal. “Fiquei muito feliz mesmo [com o ensino] remoto. Agora vem a segunda etapa que é a mudança de cidade, ir para Santo Antônio de Jesus que é a cidade onde está alocado meu curso de medicina”, disse.

Matheus conta que a UFRB oferece auxílio moradia, mas por causa de cortes, ele não terá direito ao benefício neste momento. Por isso, o baiano disponibilizou em sua conta no Instagram o link de uma vaquinha on-line.