Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um bebê recém-nascido foi encontrado no quintal de uma casa, em uma área de matagal, na localidade de Pau Seco, no distrito de Humildes, em Feira de Santana, na Bahia, no final da tarde de segunda-feira (18). Ele foi encontrado pelo dono do terreno, o lavrador Antônio Machado, caído em meio à vegetação, que capinava a terra no momento que viu o menino.

O recém-nascido é filho da neta de Antônio, segundo Raimundo Bispo, irmão de Antônio. Ela é uma adolescente de 16 anos, e a família não teria percebido a gravidez durante todo o período de gestação.

Ele disse que o irmão trabalhava no quintal quando ouviu um som e imaginou que fosse o miado de um gato. O lavrador parou de capinar e voltou a escutar o barulho. “Ele viu algo parecendo um gato miando. Ficou ligado e parou de cortar. Depois voltou [a capinar]. Depois de um tempo percebeu de novo o som e ficou doido. Olhou e viu que era uma criança, que estava no meio do mato”, disse Raimundo.

Raimundo informou que o bebê está bem de saúde e não corre riscos. A mãe do menino foi identificada e deve ser ouvida pela polícia. “Foi descoberto agora que é filho da neta dele. Ela esteve grávida os nove meses e ninguém percebeu o tamanho da barriga. Ninguém desconfiava de nada, e agora também não sei onde ela está”, disse.

[tdj-leia-tambem]

O homem contou que Antônio chamou as outras pessoas na casa e um sobrinho, filho do Raimundo, pegou o bebê e a família levou para a delegacia de Humildes. Segundo Raimundo, de lá eles levaram o recém-nascido para o Hospital Estadual da Criança (HEC), onde permanece internado.

A polícia vai acionar o Ministério Público e o Conselho Tutelar para adotar as medidas cabíveis. Os órgãos vão definir se o caso se trata de abandono de incapaz e, caso seja confirmado, a Justiça vai definir o destino da criança.

A adolescente foi atendida no Hospital da Mulher, em Feira de Santana, e recebeu alta médica no mesmo dia. Não há informações sobre a localização do pai do recém-nascido.

A Polícia Civil informou que o caso foi registrado na 1ª Delegacia Territorial de Feira de Santana e vai iniciar as investigações.