
Começou nesta terça-feira, 1º de julho, o calendário oficial de licenciamento 2025 no estado de São Paulo. Proprietários de veículos com placas de final 1 e 2 que ainda não quitaram o débito têm até o final deste mês para regularizar a situação. Em agosto, será a vez dos veículos com placas de final 3 e 4, seguindo a sequência prevista pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
Segundo dados do Detran-SP, até 28 de junho, 7,9 milhões de veículos registrados no estado já haviam sido licenciados, antecipando-se ao início do calendário. Entretanto, ainda restam cerca de 21,9 milhões de motos, automóveis, camionetas e outros veículos a serem licenciados ao longo de 2025.
A taxa de licenciamento obrigatória em 2025 é de R$ 167,74. O pagamento deve ser feito somente após a quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e de eventuais multas.
Consequências do atraso: recolhimento do veículo
O não pagamento do licenciamento implica em infração gravíssima. Caso o veículo seja abordado em fiscalização, ele será recolhido e encaminhado a um pátio credenciado.
Para facilitar a regularização, o Detran-SP lançou o serviço Liberação Instantânea de Veículos (LIVE), disponível online. Com ele, o proprietário pode solicitar a liberação do veículo assim que ele chega ao pátio, recebendo no celular o ofício digital de liberação após quitar as pendências, o que permite retirá-lo em poucos minutos.
Calendário oficial de licenciamento 2025 em São Paulo
Veículos leves (motos, carros, camionetas)
- Julho: finais 1 e 2
- Agosto: finais 3 e 4
- Setembro: finais 5 e 6
- Outubro: finais 7 e 8
- Novembro: final 9
- Dezembro: final 0
Caminhões e caminhões-tratores
- Setembro: finais 1 e 2
- Outubro: finais 3, 4 e 5
- Novembro: finais 6, 7 e 8
- Dezembro: finais 9 e 0
Para mais informações e para acessar o serviço LIVE, acesse o site oficial do Detran-SP.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		