Zé Trovão
Foto: Reprodução/Instagram

Nesta quinta-feira (9), o nome de Zé Trovão foi um dos mais comentados no Twitter e na internet, um caminhoneiro e youtuber que está por trás das manifestações e paralização dos caminhoneiros no Brasil esta semana.

Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão, publicou nas redes sociais diversos vídeos desde o fim de agosto, onde convocava bolsonaristas a irem às manifestações de 7 de setembro, e fecharem as estradas do país em seguida.

Reprodução/redes sociais

O youtuber ficou conhecido como suposto líder do movimento dos caminhoneiros, que tecem críticas contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com uma de suas postagens nas redes sociais, os manifestantes só sairiam de Brasília após a retirada de todos os ministros do Supremo.

Cobrança ao presidente

Na manhã desta quinta-feira, foi divulgado um áudio do presidente Jair Bolsonaro, em que ele pede para que os caminhoneiros, que são seus apoiadores, pararem com as manifestações. De acordo com a gravação, o presidente teria dito que a ação atrapalharia a economia do país e “prejudica todo mundo, em especial, os mais pobres”.

Logo em seguida, provavelmente após tomar conhecimento de que Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, são contrários ao fechamento das rodovias, Zé Trovão publicou um novo vídeo, cobrando uma postura do presidente da República.

Na gravação, Zé Trovão diz que Bolsonaro está convocando os caminhoneiros desde o início do ano e que é hora do presidente fazer “o que deve ser feito”. Ele afirma que esteve nos atos de 1º e 15 de maio e em 1º de agosto.

Reprodução/redes sociais

Foragido

Em geral, em seus vídeos, Zé Trovão aparece sozinho, com uma bandeira do Brasil e em cenários que não permitem identificar a localização. Isso porquê o caminhoneiro está foragido da Justiça desde a última sexta-feira (3), quando o ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou sua prisão por ameaças à democracia em atos violentos, organizados para o 7 de setembro.

Além disso, o decreto do STF proíbe que ele se aproxime da Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Marcos Antônio Pereira Gomes aparentemente teria um site, chamado Portal Brasil Livre, com postagens na página do Youtube Zé Trovão, a Voz das Estradas. Tanto o site como o canal no Youtube estão fora do ar.

[tdj-leia-tambem]