Trem CPTM
Foto: Divulgação/Governo de SP

A partir desta quinta-feira (28), os passageiros das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM terão a estação Palmeiras-Barra Funda como novo terminal. Com a mudança, todos os usuários deverão desembarcar no local e realizar a transferência para seguir viagem em direção a Jundiaí ou Rio Grande da Serra. O acesso será feito de forma simples, pelas plataformas 5 e 6, em um processo projetado para garantir segurança, agilidade e comodidade.

Continuidade das mudanças

A alteração dá sequência à ampliação iniciada na última segunda-feira (25), quando a Linha 11-Coral passou a operar até a Barra Funda em dias úteis, das 4h à meia-noite. A novidade facilita o trajeto de passageiros vindos do Alto Tietê e da zona leste, que agora chegam diretamente à zona oeste da capital.

Com as mudanças, a estação Palmeiras-Barra Funda se consolida como novo polo de integração do transporte público em São Paulo. Além das linhas 7, 10 e 11 e do Expresso Aeroporto, o terminal conecta os usuários à Linha 3-Vermelha do Metrô e à Linha 8-Diamante, além de oferecer integração com terminais de ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais.

Mais mobilidade e acesso a serviços

A localização estratégica também amplia o acesso a universidades, casas de shows e espaços culturais da cidade, fortalecendo a mobilidade urbana. Para orientar os passageiros, a CPTM adotou comunicação massiva, com avisos sonoros em trens e estações, além de equipes preparadas para auxiliar os usuários na Barra Funda.

Outras melhorias na rede

Nos últimos meses, a CPTM também promoveu ajustes em outras linhas:

  • Linha 12-Safira: fim da operação em loop, com circulação direta entre Brás e Calmon Viana e intervalos de 4,5 minutos nos horários de pico;
  • Linha 13-Jade: intervalo reduzido para 10 minutos nos horários de pico;
  • Expresso Linha 10: trens a cada 20 minutos entre Santo André e Tamanduateí nos períodos de maior demanda.

Nova gestão operacional

A partir desta quinta, começa a operação supervisionada da Linha 7-Rubi, sob responsabilidade da empresa TIC Trens, que atuará com acompanhamento da CPTM até 26 de novembro. Após essa data, a concessionária assumirá integralmente a operação, manutenção e modernização da linha, além da gestão futura do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e do Trem Intermunicipal (TIM).

  • TIC, previsto para maio de 2031, será o primeiro trem de média velocidade do Brasil, ligando São Paulo a Campinas com parada em Jundiaí. A viagem terá 101 km de extensão, 64 minutos de duração, velocidade de até 140 km/h e capacidade para 860 passageiros.
  • TIM, previsto para maio de 2029, conectará Jundiaí a Campinas em 33 minutos, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.

O leilão do projeto ocorreu em fevereiro de 2024, vencido pelo consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, que prevê investimento de R$ 14,2 bilhões.

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