
Neste domingo (14), milhares de banhistas foram para o litoral de São Paulo, aproveitar o calor do feriado de Carnaval. Nas praias lotadas foram registradas aglomerações, desrespeito às medidas de distanciamento social e uso de máscaras.
Além disso, também colocaram guarda-sóis nas faixas de areia, o que é proibido. De acordo com a Ecovias, mais de 224 mil veículos passaram pelo Sistema Anchieta-Imigrantes em direção à Baixada Santista desde meia-noite de quinta-feira (11).
As prefeituras de Santos, Guarujá e São Vicente implantaram barreiras sanitárias e rodoviárias, com o objetivo de controlar o acesso de turistas durante o carnaval. As praias estão liberadas, no entanto, com restrições.
Em Santos, está proibido o uso de guarda-sóis, tendas e barracas pro banhistas. São permitidas apenas práticas esportivas individuais, com o uso da máscara. A falta do uso do item de segurança se caracteriza como infração passível de multa no valor de R$ 100, desde o dia 1º de maio de 2020.
De acordo com as orientações da Guarda Civil Municipal, os munícipes e turistas devem obrigatoriamente usar as máscaras em todas as regiões da cidade. As multas são aplicadas somente quando o indivíduo não porta a máscara e/ou se recusa a usá-la. Mesmo com a determinação, imagens mostram que muitas pessoas na praia, neste domingo, não utilizavam as máscaras.
A Prefeitura de Santos disse, em nota, que implantou medidas restritivas, e intensificou a fiscalização. Ainda assim, pediu pela colaboração da população. “A pandemia não acabou. Pedimos a conscientização de moradores e turistas para que respeitem as regras de distanciamento social enquanto a vacina não está disponível para toda a população”, disse.
Covid na Baixada Santista
Neste sábado (13), a Baixada Santista registrou 126 novos casos de Covid-19. De acordo com boletins epidemiológicos das cidades. Além disso, foram contabilizados nove óbitos pela doença nas últimas 24 horas.
No total, a região soma 99.069 casos positivos e 3.167 mortes pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.