Foto: Reprodução/Instagram @deisefalci
Foto: Reprodução/Instagram @deisefalci

A tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul atingiu não apenas pessoas, mas também milhares de animais. No início da catástrofe, os bichos resgatados eram enviados para abrigos. Mas com o aumento do número de animais necessitados, os abrigos logo ficaram lotados. Muitos animais, sem ter para onde ir, foram parar na orla de Porto Alegre, onde se abrigavam em um local improvisado.

Um esforço conjunto para salvar vidas:

Diante da situação caótica, diversas entidades se uniram para salvar os animais. A Defesa Civil, a polícia e os bombeiros já resgataram mais de 5 mil animais em todo o estado. Somados aos esforços de ONGs e voluntários, o número ultrapassa 10 mil.

O Grupo de Resposta a Animais em Desastres:

Uma das ONGs que se destaca nesse trabalho heroico é o Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD). Já resgataram 2 mil animais desde o início da enchente. Para transportar tantos bichos, a ONG utiliza um ônibus.

Os animais resgatados pelo GRAD são levados para um abrigo da Prefeitura de Canoas. Mas com o abrigo lotado, a ONG decidiu ampliar o local para criar mais vagas.

A luta incansável de Deise Falci e seus amigos:

Deise Falci, protetora de animais, e seus amigos estão na linha de frente dos resgates desde o primeiro dia. Eles trabalham incansavelmente, dormindo pouco e dedicando-se com amor e compaixão a cada animal resgatado.

Deise relata que muitos animais imploram por socorro, chorando, latindo e uivando. “Muitos imploram pelo resgate, muitos vão correndo quando nos veem. Choram, gritam. Eles ficam uivando, isso está gravado na minha memória. Eu nunca vou esquecer dos gritos que eu ouvi”, conta a protetora.

Deise faz um apelo à população para que adotem os animais resgatados, sem preconceitos de raça, cor ou tamanho. “A minha esperança é que as pessoas comecem a adotar sem preconceito, sem olhar raça, sem olhar cor, sem olhar tamanho”, diz.

Em meio à tragédia das enchentes, a história de Deise Falci e dos demais voluntários que lutam para salvar animais é um exemplo inspirador de amor, compaixão e dedicação.