
Depois das festas de final de ano, as praias do litoral paulista ainda continuam cheias de turistas e, como consequência, o número de afogamentos segue elevado.
No domingo (5), um pai entrou no mar da Praia do Ubatumirim, em Ubatuba, para salvar o filho de 11 anos que estava sendo arrastado pela correnteza. O homem, de 42 anos, conseguiu salvar a criança com a ajuda dos bombeiros mas não retornou à areia.
Ele foi encontrado rapidamente e chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Ubatumirim
Na mesma praia, no dia anterior, outro turista foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros a 1,5 km da praia.
De acordo com a VEJA, os guarda-vidas perderam o homem de vista depois da arrebentação e acionaram, após uma hora e meia, o helicóptero Águia 06 para auxiliar na operação.
Devido às condições meteorológicas, a equipe de resgate levou aproximadamente 20 minutos para encontrar o rapaz. Embora distante da orla, ele estava bem e foi deixado ao lado dos amigos e parentes depois do salvamento.
nos primeiros 20 minutos a vítima não foi avistada. .
A tripulação do Águia 06 localizar a vítima nadando de forma muito debilitada distante da orla e a mercê da própria sorte. Realizado o salvamento aquático da vítima, com auxílio do puça. pic.twitter.com/mid7uqss35— 193-Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) 4 de janeiro de 2020
Afogamentos
Dicas simples evitam afogamentos em rio ou mar durante as férias de verão.
Veja a seguir algumas delas:
1 – Atente-se às placas de sinalização do Corpo de Bombeiros nos locais de maior perigo e entre na água apenas em lugares seguros para banho;
2 – Em trechos de água que houver correnteza, não ultrapasse a linha de cintura para não ser surpreendido por depressões no solo ou correntes inesperadas.
3 – Em caso de perigo, mantenha a calma e não tente nadar contra a correnteza. Prefira boiar e usar a energia para pedir ajuda, movimentando os braços.
4 – Nos rios e depósitos naturais de água, evite mergulhar pois o fundo está em constante transformação. Caso seja surpreendido por uma correnteza, nade no mesmo sentido que ela, tentando, lentamente, se aproximar das margens.
5 – Não entre na água se estiver alcoolizado.
6 – Prefira mergulhar na companhia de outras pessoas que possam auxiliá-lo se for preciso.
7 – Evite mergulhos noturnos. Redes de pesca podem estar no mar e a visibilidade estará comprometida.
8 – Crianças merecem atenção redobrada, por isso, designe uma pessoa específica para tomar conta delas. Essa pessoa deve evitar o consumo de bebida alcoólica e se concentrar exclusivamente no cuidado às crianças. Não confie exclusivamente no uso de boias ou presença do salva-vidas na praia.
[tdj-leia-tambem]