Catracas metrô
Foto: Agência São Paulo

O Metrô de São Paulo iniciou, nesta segunda-feira (1º), uma nova fase de modernização no embarque: o pagamento por aproximação com cartões físicos de débito e crédito agora é aceito em todas as suas estações. A ampliação faz parte de um projeto piloto de seis meses, com possibilidade de prorrogação, que busca avaliar a aceitação do público e aprimorar ajustes operacionais.

Pagamento por aproximação chega a 57 novas estações

A tecnologia já está ativa nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha e será expandida ao longo de dezembro para as linhas 2-Verde e 15-Prata, somando 57 novas estações. Serão aceitos cartões físicos Mastercard, Visa e Elo habilitados para aproximação.

Durante o piloto, cada cartão poderá ser utilizado para pagar apenas uma tarifa por vez, sem considerar as regras de integração entre modais. Após a passagem, haverá um intervalo mínimo de 30 minutos para reutilizar o mesmo cartão — tempo que pode ser reduzido conforme os resultados do teste.

Catracas exclusivas e orientadores nas estações

Cada estação contará com pelo menos uma catraca dedicada exclusivamente aos pagamentos por aproximação. Inicialmente, não serão aceitos cartões virtuais em celulares, smartwatches ou pulseiras.

Em locais de maior movimento, promotores identificados estarão disponíveis para orientar os usuários. As catracas com a função estarão claramente sinalizadas para facilitar o embarque.

Agilidade, conveniência e experiência do usuário

A novidade promete trazer mais rapidez no embarque, já que o pagamento é concluído em segundos, além de reduzir a necessidade de recargas e dinheiro físico. O sistema também melhora o fluxo de passageiros nas estações e acompanha padrões adotados em grandes metrópoles ao redor do mundo.

Atualmente, o Metrô opera com Bilhete Único, cartão Top e bilhetes com QR Code. O pagamento por aproximação amplia as alternativas para quem deseja praticidade no dia a dia.

Estações que já aceitam pagamento por aproximação

Linha 1-Azul

  • Tucuruvi (orientadores), Parada Inglesa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Santana, Carandiru, Portuguesa-Tietê (orientadores), Armênia, Tiradentes, Luz, São Bento (orientadores), Liberdade (orientadores), São Joaquim, Vergueiro, Paraíso (orientadores), Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde-Ultrafarma, São Judas, Conceição

Linha 3–Vermelha

  • Palmeiras-Barra Funda (orientadores), Marechal Deodoro, Santa Cecília, República (orientadores), Anhangabaú (orientadores), Sé, Pedro II, Brás, Bresser-Mooca, Tatuapé (orientadores), Carrão-Assaí Atacadista (orientadores), Penha-Lojas Besni, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança, Patriarca-Vila Ré, Artur Alvim, Corinthians-Itaquera

Início em dezembro

  • Linha 2–Verde: Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Brigadeiro, Chácara Klabin, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí, Vila Prudente
  • Linha 15–Prata: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Jardim Colonial

Perguntas e respostas sobre o pagamento por aproximação

Quais cartões são aceitos?

Somente cartões físicos Mastercard, Visa e Elo com tecnologia de aproximação.

É preciso digitar senha na catraca?

Não. Basta aproximar o cartão do validador.

Posso usar qualquer catraca?

Não. O pagamento por aproximação funciona apenas nas catracas exclusivas, devidamente sinalizadas.

Consigo escolher débito ou crédito na hora?

Não. A função cobrada é definida pelo banco emissor do cartão.

Cartões virtuais funcionam?

Ainda não. Nesta fase do piloto, apenas cartões físicos são aceitos.

Há integração com ônibus?

Não. Passageiros que precisam de integração devem usar Bilhete Único ou Top.

Quantas viagens posso pagar?

No momento, é possível passar 2 vezes com intervalo de 1 minuto, e novamente após 30 minutos, desde que a transação seja aprovada.

E se eu tiver vários cartões na carteira?

É necessário retirar o cartão desejado para evitar leituras incorretas.

O que fazer se o cartão não passar?

O usuário pode comprar bilhetes na estação e deve contatar seu banco para verificar o motivo da recusa.

É seguro pagar por aproximação?

Sim. O método é rápido, seguro e ideal para transações de baixo valor.