Morre, aos 103 anos, idoso que pediu para ser internado ao lado da esposa
Morre, aos 103 anos, idoso que pediu para ser internado ao lado da esposa

Morreu, na madrugada deste sábado, Francisco Fernandes de Alencar, de 103 anos, que emocionou o país no ano passado quando pediu para ficar internado junto com a esposa, Debastiana Coelho de Matas, no Hospital Regional de Samambaia, no Distrito Federal.

Ela faleceu no ano passado, aos 101, e nesta madrugada Francisco disse aos familiares estar pronto para partir e reencontrar a ‘Bastiana’. Ele não resistiu a uma hemorragia intestinal e faleceu logo depois.

Uma das netas do casal contou ao G1 que “até o último minuto de vida, ele estava consciente”.

“Pediu para segurar a nossa mão e disse que estava pronto para partir. Foi encontrar a Bastianinha”, disse Jane Alves.

Relembre a história

No ano passado, em abril, Francisco e a esposa deram entrada no Hospital Regional de Samambaia. Ela, com o agravamento no quadro de diabetes, foi internada. Ele, diagnosticado com insuficiência renal.

[tdj-leia-tambem]

Em alas diferentes, os dois não cansavam de perguntar um pelo outro. Foi então, percebendo a situação, que direção do hospital quebrou o protocolo e decidiu colocar os dois no mesmo quarto. Sebastiana e Francisco, então, passaram boa parte da internação de mãos dadas, com as camas lado a lado.

A iniciativa ajudou na recuperação do casal. Eles retornaram para casa dez dias depois. Sebastiana, no entanto, não resistiu a um enfisema pulmonar e morreu, aos 101 anos, em 11 de setembro de 2018. O casal ficou junto durante 82 anos.

Com informações do G1.