
Morreu, na madrugada deste sábado, Francisco Fernandes de Alencar, de 103 anos, que emocionou o país no ano passado quando pediu para ficar internado junto com a esposa, Debastiana Coelho de Matas, no Hospital Regional de Samambaia, no Distrito Federal.
Ela faleceu no ano passado, aos 101, e nesta madrugada Francisco disse aos familiares estar pronto para partir e reencontrar a ‘Bastiana’. Ele não resistiu a uma hemorragia intestinal e faleceu logo depois.
Uma das netas do casal contou ao G1 que “até o último minuto de vida, ele estava consciente”.
“Pediu para segurar a nossa mão e disse que estava pronto para partir. Foi encontrar a Bastianinha”, disse Jane Alves.
Relembre a história
No ano passado, em abril, Francisco e a esposa deram entrada no Hospital Regional de Samambaia. Ela, com o agravamento no quadro de diabetes, foi internada. Ele, diagnosticado com insuficiência renal.
Em alas diferentes, os dois não cansavam de perguntar um pelo outro. Foi então, percebendo a situação, que direção do hospital quebrou o protocolo e decidiu colocar os dois no mesmo quarto. Sebastiana e Francisco, então, passaram boa parte da internação de mãos dadas, com as camas lado a lado.
A iniciativa ajudou na recuperação do casal. Eles retornaram para casa dez dias depois. Sebastiana, no entanto, não resistiu a um enfisema pulmonar e morreu, aos 101 anos, em 11 de setembro de 2018. O casal ficou junto durante 82 anos.
Com informações do G1.